Skip Navigation Links


Logo GLMEES
 
              
À\G\D\G\A\D\U\
A.: R.: L.: S.: MONTE SIÃO N° 79
Oriente de Vitória / ES
Fundada em 20 de Agosto de 2003


UM VENERÁVEL
 

Artigo apresentado em loja pelo Ir.: Sangoold no final
do seu mandato de V.: M.: da Loja Monte Sião - 79

 

 
 
Não  precisa  ser perfeito, mas que não seja medíocre. Basta ser Mestre Maçom, precisa gostar de aprender e ter imensa vocação para  ensinar,  principalmente por seus exemplos. Não precisa ser eloqüente tribuno,  mas  deve  falar, calar e agir certo nos momentos certos. Precisa saber  sorrir e não ter medo de chorar pela infelicidade e dor alheia. Deve conhecer e reconhecer suas limitações e fazer de tudo para superá-las.
 
Um  Venerável,  com  disposição  indomável  para  combater, sem tréguas,  o  vício,  a  corrupção,  o  crime, o lucro fácil e suas próprias ambições  pessoais. Que seja sempre encontrado ao lado dos enfermos, fracos e  famintos de pão e justiça. Que respeite seu próximo independente de cor, posição  social,  credo  ou  idealismo  político. Que respeite e preserve a natureza e os animais.
 
Um  Venerável, para amparar e ouvir seus irmãos, guardando como segredo  de  confissão  suas  fraquezas, mas  enaltecendo para todos suas virtudes. Precisa   gostar   e   conhecer,   profundamente,   liturgia  e ritualística,  combatendo  o obscurantismo, a intolerância, o fanatismo, as superstições, os erros, as más lendas e invencionices maçônicas.
 
Um  Venerável,  não  precisa ter alto status, mas tem que estar despido de todas as vaidades. Que seja ponte de união entre lojas, Irmãos e profanos,  e nunca espinho de discórdia. Pode já ter sido enganado, mas não pode nunca ter enganado. Deve saber perdoar e saber pedir perdão.
 
Um Venerável, não precisa ser financeiramente rico, mas não pode ser  espiritualmente pobre. Precisa ser puro de sentimentos e deve ter como o  grande  ideal  de  sua vida a maçonaria. Deve prestar auxílio aos irmãos visitantes  e  fazer com que os mesmos se sintam como se estivessem em suas lojas.
 
Um Venerável para incentivar a presença e o trabalho das Cunhadas e Sobrinhas. Que se preocupe coma educação profana e maçônica dos sobrinhos de hoje, que deverão ser os maçons do amanhã.
 
Enfim, para isso tudo ele só precisa de uma loja como o MONTE SIÃO 79.

 
Vitoria – ES, 04 de Junho de 2013.
 

Sangoold Guilherme de Souza
P.:M.:I.:


 

 


   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual