Skip Navigation Links


 



MAÇONARIA

O que é a maçonaria?

A Maçonaria é uma sociedade de homens preocupados com valores morais e espirituais. Seus membros são constantemente postos a refletir sobre seus princípios morais e busca do auto conhecimento por uma série de dramas ritualísticas, que são encenadas de cor dentro das lojas, seguindo antigos costumes velados por alegorias e ilustrados por símbolos.

Maçonaria incute em seus membros uma abordagem moral e ética para a vida: os seus valores são baseados na integridade, bondade, honestidade e justiça. Membros são instados a considerar os interesses da família como pedra fundamental na sustentação e manutenção das virtudes morais e ensina a preocupar com as pessoas ao seu redor, cuidar dos menos afortunados.

Para alguns a maçonaria é um ambiente favorável para fazer amigos sinceros e verdadeiros, para outros é um ambiente capaz de promover auxílio às causas sociais. Ambas condições promovem mudanças de concepções e revoluções internas.

Maçonaria é uma religião?

Não, mas é religiosa porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO. Todos os maços devem ter uma crença religiosa; mas a maçonaria não pretende substituir a religião de um maçom ou fornecer uma substitua para ele. Trata-se de uma relação do homem com seu semelhante não na relação do homem com seu Deus.

Quais os princípios da ordem?

Amor Fraternal, Caridade e Verdade. O amor fraternal para nos mostrar que somos todos criaturas de um único criador e portanto devemos promover o bem e auxílio a próximo, independente de raça, credo ou cor. A Caridade para alívio das necessidades dos desafortunados e levar conforto aos desiguais. A Verdade é um atributo divino para regular nossas ações e equilibrar nossas vidas.

Qual é seu objetivo? 

Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

O que a maçonaria combate? 

A ignorância, a superstição, o fanatismo. O orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.

A Maçonaria é uma sociedade secreta? 

Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.

Quais as condições individuais indispensáveis para poder pertencer a maçonaria? 

Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou oficio lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição.

Qual a relação da maçonaria com a política?

A maçonaria nunca vai pronunciar-se sobre a política. Sempre foi proibida a discussão política em reuniões maçônicas.

O que se exige dos maçons?

Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos, regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor à Pátria; respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às leis do país em que viva, etc. E em particular: a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; a dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; a prática da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude. Ademais, se proíbe terminantemente dentro da instituição, as discussões políticas e religiosas, porque prefere uma ampla base de entendimento entre os homens afim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.

O que é uma loja maçônica?

É um lugar onde se reúnem os maçons periodicamente para praticar as cerimônias ritualísticas que lhes são permitidas, em um ambiente fraternal e propício para concentrar sua atenção e esforços para melhorar seu caráter, sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranqüilamente sobre a missão do homem na vida, recordando-lhes constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará acercar-se da verdade.

O que se obtêm sendo maçom?

A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país. Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens. A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens.

A Maçonaria não tem preconceito de poderes, e nem admite em seu seio, pessoas que não tenham um mínimo de cultura que lhes permitam praticar os seus sentimentos e tenham uma profissão ou renda com que possam atender às necessidades dos seus familiares, fazer face às despesas da sociedade e socorros aos necessitados.















































































































   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual